quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Comunicação Não-Verbal na Clínica Psicanalística - a dor e solidão melhora nos vistas ...tudo ficou impossível de ser desaprendido

O corte do tomate pode definir a vida e a inter-relação das pessoas...eu sabia do todo sem suspeitar das partes (Poeta José Bartolomeu)
Outras observações poéticas com releituras:
Não esqueça de esquecer suas dores... pois segundo o poeta :"Esquecer é não existir"
O que você está fazendo para prepar o seu futuro? Já pensou você em prepara a sua roupa costurada com seu própio carinho?

Ela oferecia pedaço de doce e me dava uma abraço ("com açúcar e com afeto"),


Maria Turum conhecia a vida tocado pelos olhos e sabia de tudo mesmo sem saber ler...
Acariciar com os olhos, era o que sentia do meu avô
Amando sem mãos sabendo que o mundo era um círculo sem eira nem beira...
Não aprendi a fazer contas com meu avô mas aprendi a fazer de conta...


Arrastando tanta intolerância para viver...
Arrastando solidão... 
O ser humano não pensa nem se comunica apenas por palavras, usa sim, uma infinidade de outros signos que dão sentido às imagens, sons, cheiros, gestos, símbolos, sinais de trânsito. Estarmos atentos às possibilidades de comunicação que as novas tecnologias nos oferecem, é fundamental, principalmente no que diz respeito ao processo ensino - aprendizagem. A informática desempenha hoje, um papel crucial em todas as ares de atividade humana, servindo como meio para busca,armazenamento,processamento e distribuição de informações. Novas tecnologias permitem romper, especialmente na escrita com o texto tradicional, (com início, meio e fim). O hipertexto é uma nova linguagem – home page, sites,chats, fóruns de discussão e e-mails – são exemplos de novos gêneros de linguagem oferecidos a um novo leitor. Hoje, não basta aprender a decifrar as letras de um alfabeto, para ler o texto. Todo e qualquer texto constituído de imagens é compreendido quase que universalmente, diferentemente dos textos verbais, dirigidos para a cultura e a linguagem específica de um determinado local. A interpretação do não-verbal de um texto é ver que essa camada do discurso também é carregada de significados, pois geralmente o verbal ancora o não-verbal e vice-versa. Verbal e não-verbal de complementam e, à medida que não se faz a leitura do não-verbal, muito do significado do texto se perde. O não-verbal cada vez mais, toma o espaço do verbal, não só no processo ensino-aprendizagem, como em todos os setores da comunicação humana. As novas formas de comunicação utilizam as imagens sem muitas vezes usarem as palavras, porque as palavras que tentam descrevem as imagens jamais conseguem esgotá-la por completo. Lévi, um dos papas da comunicação por meios tecnológicos, falando de Ciberespaço, assegura que: “ o pensamento é um produtor de imagens, de signos, de seres mentais sem o qual nenhuma opção nem qualquer liberdade seriam possível”(Ciberespaço,2000.p.208), diz ainda que o domínio do saber e do pensamento indicam uma nova ordem na escrita. O homem moderno foi condicionado a ler apenas o verbal como discurso, principalmente no ensino escolar, deixando o não-verbal como simples complemento, portanto há necessidade de uma reeducação em seu processo de socialização. Novas formas de expressão contribuem para uma nova linguagem e exigem que o cidadão desenvolva a capacidade de analisar, estabelecer relações, sintetizar e avaliar. A utilização de charges, estórias em quadrinhos, tiras e outros instrumentos que fazem parte do uso das linguagens não verbais são cada vez mais utilizados como instrumentos no processo de aprendizagem, pois estimulam a percepção e contribuem de maneira significativa no processo do ensino-aprendizagem. A leitura das imagens é uma necessidade no mundo moderno e nas modernas técnicas de comunicação humana, portanto indispensável na esfera da educação. A arte e toda forma de manifestação artística – pintura, escultura, música, teatro e a dança - são subsídios comunicativos que desenvolvem o raciocínio criativo e estimulam os sentidos e a imaginação. No momento em que se verifica uma revolução na vida e no trabalho do homem moderno, através do processo de automação, surge um novo tipo de sociedade, com novas exigências. A educação passa a ter um papel importantíssimo nesse contexto. Segundo Reyzábal, o ensino e a aprendizagem através dos códigos plurais desenvolvem o conhecimento crítico e criativo, além de auxiliar a formação cultural e social. A fala, a escrita, os movimentos corporais, a arte como instrumento comunicativo, estão intimamente ligados à percepção, à ação, como expressão da cultura. A utilização de outras linguagens como a televisão, o cinema, o rádio e a informática, são instrumentos indispensáveis para a comunicação moderna. A música, por exemplo, abre infinitas janelas para a construção do conhecimento. A linguagem musical atinge a percepção humana de maneira mais profunda além de estar presente no cotidiano de todas as pessoas; como linguagem não verbal, a música atinge o terreno das emoções, da intuição e das capacidades não racionais. A música e a sua história são instrumentos poderosos de aprendizagem que despertam a criatividade e o prazer pelo conhecimento, pois através dos sons, ritmos, letras, as músicas sintetizam a nossa expressão cultural e despertam o gosto e o senso crítico. Mostrar as origens e as diversidades musicais é abrir caminho para melhor compreender a música e sua história que podem ser aliados ao despertar para o conhecimento mais prazeroso. Não podemos esquecer que vivemos num mundo dominado pela imagem, a televisão, o cinema, o vídeo e internet são realidades presentes no dia-a-dia do homem atual, através da imagem reconstrói-se um novo tipo de leitura do mundo e da realidade. Os modernos meios de comunicação estão impregnados de imagens a serem decodificadas, facilitando a compreensão e o conhecimento de forma mais imediata da realidade. “Nossa era prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser.”(Casasus,1983,p.27). Há necessidade de se criar condições para o acesso a essas tecnologias porque elas representam múltiplas oportunidades de educação, maior inclusão social e desenvolvimento de novas habilidades ao indivíduo. Cabe à escola e ao profissional de educação, juntamente com o Poder Público e a sociedade, fazer do jovem um cidadão e um trabalhador mais flexível e adaptável às rápidas mudanças que a tecnologia vem impondo à vida moderna. A educação permanente é uma das formas

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/179308-linguagens-n%C3%A3o-verbais/#ixzz1UdOIOYBK

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